Bullyng não é uma brincadeira
O Bullying é um problema da realidade vivida diariamente nas escolas, sendo necessária a realização de um trabalho pedagógico de identificação, prevenção e combate. Sendo um tema importante a ser discutido por toda a comunidade escolar. O tema Bullying não é um problema novo em discursão mesmo sendo antigo, pois se fala muito dele nas mídias de comunicação. Essa forma de violência traz para as vítimas consequências físicas e psicológicas podendo no caso extremo levar a vítima a cometer o suicídio. Ainda hoje muitas pessoas pensão que isso não passa de brincadeira de criança.
É notório perceber que o bullying é um problema a ser resolvido não somente pela comunidade escolar, mas por toda a sociedade. É necessária uma nova metodologia, trabalhar o tema de forma lúdica prazerosa trazendo para o aluno a compreensão, de que o bullying não é uma brincadeira de criança e sim um ato violento com muitas consequências para a vítima e para o agressor.
A família é um grande aliado para a escola para juntos combaterem o bullying. As consequências dessa prática violenta causam transtornos psicológicos, medo, depressão e em casos mais graves a criança pensa que a única saída para se livrar do agressor é o suicídio. Os cuidados na escola têm que ser redobrados para evitar que essa forma de violência continue a se propagar.
Os professores tem que rever suas metodologias, para aprimorar a sua prática pedagógica tendo uma formação continuada, os gestores e coordenadores também devem participar, as escolas precisam aperfeiçoar seus métodos de intervenção, onde todos estão em busca de uma escola de qualidade, avaliando periodicamente os resultados obtidos.
Comentários
Postar um comentário